sábado, 19 de setembro de 2009

Web 2.0

A Web 2.0 é o nome que se dá para a segunda geração da internet (WWW - World Wide Web).  Isto implica em maior dinamismo, evolução e interatividade nos serviços oferecidos pela internet.

Assim, a internet atualmente oferece aos usuários serviços colaborativos de fácil acesso à informação, à publicação e ao compartilhamento, pois permitem ao usuário tornar-se receptor e também emissor da informação,  uma vez que pode alterar, redimensionar e até modificar essa informação, não necessitando ser um expert em programação para usar essas ferramentas.  
Essas ferramentas  permitem a publicação de conteúdos, comentários e a participação em redes sociais.  Entre outros,  citamos alguns serviços:  blogs, wikis, podcast, twitter e youtube.

Veja o vídeo "Web 2.0 - A máquina somos nós".  Ele mostra a evolução da internet e nos leva a refletir sobre a nossa relação com a tecnologia.





Além do vídeo,  encontramos também na internet  um  Manual  sobre as ferramentas da Web 2.0 para professores, publicado pelo Ministério da Educação de Portugal.  O material é muito bom e vale a pena dar uma olhadinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário