domingo, 6 de setembro de 2009

Tecnologia da Educação

Luckesi define Tecnologia Educacional como:


“... a forma sistemática de planejar, implementar e avaliar o processo total da aprendizagem e da instrução em termos de objetivos específicos, baseados nas pesquisas de aprendizagem humana e comunicação e materiais, de maneira a tornar a instrução mais efetiva”. (LUCKESI, 1986, p.56).


Portanto, pode-se afirmar que a tecnologia não se resume ao equipamento utilizado em sala de aula, mas que é um saber, uma nova forma de fazer. A tecnologia educacional é a própria educação, enquanto incorpora os equipamentos tecnológicos.



Com a evolução das tecnologias e as mudanças causadas por elas no modo de vida da sociedade, coloca-se em pauta novas discussões sobre seu uso e suas potencialidades (dependência X autonomia; empobrecimento X enriquecimento cognitivo e etc.)



A utilização das tecnologias educacionais vem criando novas formas de conhecimento e informação, o que coloca em evidência novas formas de se comunicar e de se relacionar com o outro e com as novas tecnologias.



Essas inovações tecnológicas exigem uma nova reflexão sobre a prática pedagógica (formas de ensinar) além de abrir caminhos para novos (amplia os horizontes) para os processos de ensino-aprendizagem. Isto leva o professor a mudar de postura perante a implantação dessas tecnologias que estão invadindo as salas de aula.


LUCKESI, C. Carlos. Independência e inovação em Tecnologia Educacional: ação-reflexão. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v.15, n71/72, p.55-64, jul./out.1986.


Aproveite e veja também um vídeo que mostra a evolução das tecnologias ao longo dos tempos:

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