domingo, 6 de setembro de 2009

O que entendemos por educação?


Educação pode ser definida como um conjunto de ações que devem, ao mesmo tempo, levar o aluno a desenvolver suas capacidades intelectuais, os valores, mas também a produzir e aprender conhecimentos que promovam a  sua inserção na sociedade.


A concepção de escola que prevaleceu até hoje foi o modelo da reprodução. 
Atualmente, o modelo de reprodução está perdendo espaço porque agora o novo papel da escola é propor novos desafios, que perpassam por duas grandes questões: o que a escola deve ensinar (o conteúdo) e como deve fazê-lo (a forma, a pedagogia).

O ensino deve se  voltar  para as potencialidades do indivíduo, hoje em dia visto como sujeito do processo educacional.  Isto torna o ensino mais reflexivo e permite o  aluno interagir com a realidade na construção do próprio conhecimento.

Sendo assim, acreditamos na utilização das Tecnologias na Educação.   Tecnologias que servem de apoio a projetos educativos e inovadores nas salas de aula, através da participação ativa,  na qual há debates e troca de experiências, pesquisas em diferentes bancos de dados e outras atividades interativas, em que é possível aprender utilizando o ambiente multimídia: uma ação integrada entre textos, imagem, animação, sons e vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário