domingo, 6 de setembro de 2009

Texto e Hipertexto

Muitos autores estabelecem diferenças para definir texto e hipertexto.  Alguns utilizam o critério da linearidade, para os quais o texto é linear e é lido de forma sequencial, sendo o hipertexto não sequencial.  Mas para outros autores, a diferença se dá através do meio (papel ou digital) que suporta esses textos.

Quando navegamos pela internet, percebemos que os textos apresentam links que, ao serem clicados, acabam nos direcionando para outros textos, de forma a complementar aquela informação inicial e nos apresentar um novo ponto de vista.  Esta é a definição para hipertexto.
De acordo com  Silva (2002), hipertexto é uma teia de conexões (links) de um texto com inúmeros textos.  Assim, forma-se uma grande rede, em que as conexões se interligam, levando-nos de um texto a outro, de forma não-linear.
Lévy (1993) também afirma que hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões, sendo que esses nós podem ser palavras, páginas, imagens e outros documentos.    Essa nova forma de organizar, criar e interagir e compartilhar o texto, muda toda a relação que o leitor tem com a informação "permitindo que ele passe de espectador passivo para a condição de sujeito operativo, participativo" (Silva, 2002).

Em relação ao texto impresso, dizem alguns autores,  como ele contém elementos sequenciais, que devem ser lidos um após o outro, logo o texto é linear.  Mas nem sempre um texto é linear.
Quando produz um texto, o autor cria uma parceria com o leitor, ou seja, permite que o leitor dialogue com esse texto, interfira e faça suas próprias conclusões, pois o leitor carrega consigo suas próprias experiências de vida, sua "leitura de mundo", como diz Paulo Freire. Então um texto impresso pode ser  hipertextual, pois pode levar a leitura por vários caminhos, pois está mais aberto a interpretações do leitor.
Há quem diga que a Bíblia, as enciclopédias, mapas, atlas e jornais são exemplos de leituras não-lineares, em que o leitor pode escolher por onde começar sua leitura, pois possui à sua disposição legendas, gráficos, sumário e índice, que o ajudarão a escolher caminho de sua leitura.

A utilização do hipertexto possui, segundo alguns autores, aspectos positivos e negativos a serem considerados:



* Aspectos positivos

- A sua não-linearidade, ou seja, o indivíduo não precisa ler o texto em sequência, como na maioria dos livros. Isto permite maior interatividade com o texto que se está lendo;

- possui estrutura flexível e permite a navegação para diferentes textos;

- O hipertexto permite uma abordagem interdisciplinar, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento;

- Outro aspecto a ser considerado no uso do hipertexto, é a sua eficiência no planejamento e desenvolvimento nos cursos de Educação a Distância – EaD;

- Por fim, o hipertexto permite que o leitor escolha que rumo tomar em sua navegação pela leitura; por onde começar e por onde seguir.



* Aspectos negativos

- A não-linearidade exige cuidado para que o indivíduo não perca o foco de sua pesquisa. A pessoa pode se perder no meio de tanta informação e não saber que rumo tomar (dispersão do texto), tornando sua leitura improdutiva;



Fontes:

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34, 1993.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 3 ed. Rio de Janeiro:  Quartet, 2002.


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