Educar é permitir que o aluno construa sua própria identidade e se torne um cidadão pleno. Por isso é preciso educar através do diálogo, da troca de experiências, da socialização de idéias...
Com a utilização das tecnologias no cotidiano, principalmente dos meios de informação e comunicação, percebe-se que os alunos cada vez mais têm acesso às informações.
Nossos alunos já estão nascendo numa cultura digital, cercadas por aparatos tecnológicos (TV digital, celulares, computador, etc) e seus recursos. Os brinquedos e brincadeiras antigas ganharam os recursos da era digital: antes brincavam com bonecas de pano; hoje, com videogames. Essas práticas já fazem parte do cotidiano deles.
Portanto, essas crianças lidam com uma gama de informações e nem sempre sabem lidar com elas. E é neste momento que deve entrar o educador, que tem uma missão bem difícil: fazer com que essas informações se tornem significativas para eles, ou seja, fazer com que eles consigam apreendê-las, contextualizá-las, de modo que façam sentido para eles. Em outras palavras, fazer com que eles aprendam por meio desses aparatos tecnológicos.
Interagindo com seus alunos, o professor deve propiciar momentos em que essas informações se cruzem com as que o aluno já conhece (conhecimento prévio), fazendo assim com que eles adquiram novos conhecimentos e levando-os a um processo permanente de pesquisa e aprendizagem. Isto porque o aprendizado não termina nunca.
Agora dê uma olhadinha nesse vídeo:
Aproveite para ver esse vídeo também, que fala sobre a Geração Y:
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