domingo, 24 de outubro de 2010

As tecnologias podem transformar uma sala de aula?

A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e sua utilização na educação provocou (e ainda provoca) novas práticas pedagógicas e assim seu uso trouxe mudanças aos paradigmas educacionais. Até porque a incorporação das diferentes tecnologias em sala de aula, como o computador e o vídeo colaboraram para que ocorressem novas situações ao fazer pedagógico, trazendo contribuições significativas ao processo de ensino e aprendizagem.

Cabe então utilizá-las em sala de aula como um meio de aprendizagem, na criação de estratégias que possibilitam o aprendizado efetivo.

Mas apenas utilizar o computador ou qualquer outro recurso em aula não significa ter acesso à tecnologia e nem que as aulas serão dinâmicas ou diferentes da forma tradicional de ensino. É preciso utilizá-los com senso crítico, adaptando-os à realidade em que se vive. Como afirma Grinspun (2001), ”a tecnologia (...) impõe normas e regras; nasce uma nova ética nessas relações”.

Isto muda a forma como o homem se relaciona com a tecnologia e seus recursos.



Bibliografia:


GRINSPUN, M. P. S. Z. (Org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.






Nenhum comentário:

Postar um comentário