sexta-feira, 28 de maio de 2010

A educação formal básica/ fundamental e a EAD



Silvia Fichmann                              
               
            A educação em nosso país está em crise. Por isso, há a necessidade de se preparar melhor, os professores, para atuarem de forma qualitativa nesse contexto desastroso. Há também necessidade da reformulação dos modelos tradicionais de formação docente, de forma continuada, como meio para chegar a uma educação de qualidade com profissionais competentes. Além disso, faz-se necessária a investigação da eficiência da modalidade à distância e de procedimentos metodológicos específicos para o desenvolvimento de programas de formação de professores.
            Furlanetto (1997), em sua tese de doutorado, afirma que “formação é um movimento de busca dos contornos que conferem um feitio, uma configuração e uma identidade. Formação é a ação de buscar a forma do professor”. A autora propõe que o processo de formação do professor seja uma construção coletiva, e acredita que ser professor é um processo de busca de autoria que não dispensa os modelos. Portanto, o espaço escolar precisa ser transformado para que possibilite novas formas de relação com o conhecimento: aprender implica construir significados pessoais e fazer elaborações próprias.
            Não se pode descuidar desse aspecto, principalmente nesse momento em que os professores têm sido alvo de críticas constantes. Interação, aprendizagem colaborativa, auto-aprendizagem e comunicação entre professores e alunos são aspectos importantes a serem considerados nos programas de formação e que são potencializados em ações formativas à distância. A formação continuada on-line promove a autonomia e a aprendizagem colaborativa, valorizando os interesses específicos de cada aprendiz, partindo da prática para a teoria e a esta retornando para atualizar a ação, garantindo a horizontalidade na comunicação de todos os participantes.
            Em educação, o fator distância não tem um sentido estritamente físico ou geográfico, mas fundamentalmente relacional, afetivo e comunicacional. Essa distância ou proximidade transacional possui importância pedagógica e é resultante da combinação de três variáveis: a autonomia do aluno, o diálogo entre professores e alunos e a estruturação da experiência pedagógica.
            Para o desenvolvimento e aprimoramento de cursos para a formação de formadores/professores na modalidade à distância, as pesquisas devem ser concentradas em procedimentos metodológicos inovadores, incluindo a mediação eficaz e ambientes virtuais adequados.
 (Resenha da aula do dia 17/04/2010)


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